11 março, 2009

Os primeiros compositores da micareta de Feira.



Como compositor, lógico que fui logo atrás de minha classe. He he he...
Vejam que achao histórico:

"Ao contrário dos dias atuais, nas primeiras micaretas, nas ruas e nos bailes as músicas dos compositores feirenses chegavam a ser mais tocadas e cantadas do que aquelas que fizeram sucesso no carnaval pelo país afora. No começo dos anos 70, tentando revelar novos valores a sucursal local do “Jornal da Bahia” promoveu concurso de marchas momescas vencido pelo colunista Oydema Ferreira que teve sua composição “É Madrugada” tocada nas ruas e nos clubes. Como o jornal não prosseguiu com a promoção nem houve incentivo dos organizadores, nossos compositores passaram a ser apenas antigas lembranças.
As vésperas das micaretas de 1972 e 1975 o jornalista Hélder Alencar escreveu artigos no jornal “Feira Hoje” lembrando “Os compositores de micareta", entre eles Adalardo Barreto e o contador Anacleto Carvalho que deram aos “Batutas Feirenses” grandes sucessos.
Um dos maiores poetas feirense foi Aloísio Resende, conhecido pela alcunha de Zinho Faúla, estando entre os grandes compositores de músicas para a micareta. Em parceria com Tertuliano Santos, professor de música e regente das filarmônicas “25 de Março” e “Victória”, compôs a música mais cantada pelos “Filhos do Sol”.
Da relação dos grandes compositores que marcaram épocas fazem parte o Bel. Juca Sampaio de Oliveira, o fundador da Rádio Sociedade, Pedro Matos, o músico e funcionário dos Correios e Telégrafos, Romário Braga e o poeta Homero Figueiredo. São também compositores de marchas micaretescas Estevão Moura, Gastão Guimarães, Honorato Bonfim, Alpiniano Reis, Dival Pitombo, Eliziário Santana, Arlindo Pitombo e Carlos Marques, etc."
Fonte: NIPES – Núcleo de Informações e Pesquisas Econômicas e Sociais

Nenhum comentário:


Acesse Revista Alternativa - Axé Business news